sexta-feira, 26 de abril de 2013

   No dia 19 de abril, à semelhança do que tem vindo a acontecer nos anos anteriores, o engenheiro João Silva Pereira dedicou uma sessão de trabalho ao “Trabalho colaborativo”, com a turma 11 TSE. Uma atividade fundamental, que se vem repetindo, tendo em conta a importância das novas tecnologias na vida escolar e profissional.

 

quinta-feira, 25 de abril de 2013

O mar na literatura portuguesa

Ao longo da Semana da Leitura,esteve patente uma pequena exposição sobre "O mar na literatura portuguesa" e "Mensagem" de Fernando Pessoa. Foi, ainda, possível, ver a exposição de livros.


 
Fernando pessoa mensagem from Manuela Paredes


         
                          Click to play this Smilebox slideshow



quarta-feira, 24 de abril de 2013

A Vida de Pi


No âmbito da atividade “Um livro…um filme” a equipa da biblioteca selecionou, este ano, o filme “A vida de Pi”. As professoras de Inglês, Cristina Tomé e Alice Alves levaram as suas turmas e, após o seu visionamento, deram continuidade à atividade, já na aula, levando os alunos a refletirem sobre a mensagem transmitida pelo filme.



                    Life of pi from Manuela Paredes

                          Click to play this Smilebox slideshow    


De que é que falamos, quando falamos de poesia?

No dia 15 de abril, o professor João Salgado de Almeida animou uma sessão de poesia, onde, como já vem sendo hábito, associou diferentes manifestações artísticas, desde a poesia, à fotografia e às instalações… Os jovens presentes tornaram-se, rapidamente, simpáticos “diseurs” e nem a professora Armandina, de Matemática, resistiu à leitura de um poema…a poesia continua a “navegar” pela escola e ninguém lhe resiste! 
Click to play this Smilebox collage


P'ró Diabo com o Carpe Diem


No dia 12 de abril, no âmbito da Semana da Leitura, recebemos o jovem poeta, Pedro Afonso, que veio à nossa biblioteca para falar do seu primeiro livro de poesia, intitulado “P’ró Diabo com o Carpe Diem”.
Os nossos jovens ficaram surpresos pelo facto do convidado ser da mesma idade que eles. O efeito foi fantástico: de repente, ouvir alguém falar de poesia já não era enfadonho…a poesia ganhou outra força e o Pedro Afonso, com a sua jovem maturidade, conquistou os presentes!
A verdade é que, quando se fala de algo que construímos com paixão, esta toma conta de tudo à sua volta e contagia.Obrigada Pedro Afonso pela tua determinação, por mostrares aos “teus colegas” que o “Sonho comanda a Vida” e que é preciso que saibamos Viver Sonhando, para alcançarmos os nossos objetivos.
Parabéns e Felicidades!

Click to play this Smilebox slideshow

terça-feira, 23 de abril de 2013

Dia mundial do livro

O dia mundial do livro comemora-se hoje, ora vejam este brilhante filme de animação!


Os Meus Livros 

Os meus livros (que não sabem que existo) 
São uma parte de mim, como este rosto 
De têmporas e olhos já cinzentos 
Que em vão vou procurando nos espelhos 
E que percorro com a minha mão côncava. 
Não sem alguma lógica amargura 
Entendo que as palavras essenciais, 
As que me exprimem, estarão nessas folhas 
Que não sabem quem sou, não nas que escrevo. 
Mais vale assim. As vozes desses mortos 
Dir-me-ão para sempre. 

Jorge Luis Borges, in "A Rosa Profunda"

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Poesia na Escola

No dia 11 de abril, dando início à Semana da Leitura, as nossas “poetisas” surfaram pela escola e espalharam conchas poéticas. A manhã não podia ser mais animada! A nossa Diretora, os nossos jovens, os nossos professores, as nossas bibliotecárias aplaudiram a iniciativa.
         
  
                       Click to play this Smilebox slideshow