terça-feira, 26 de novembro de 2013

ELP - Sensibilização para as consequências do tabaco

Dia Mundial do Não Fumador

O projeto ELP (Escreve, Lê, Previne), coordenado, a nível do Agrupamento, pela professora Alexandra Casteleiro, pretende “promover ações de saúde, aumentando o conhecimento em relação ao cancro e prevenindo comportamentos de risco como o consumo tabágico, a sobre-exposição solar, a alimentação desregrada ou o sedentarismo”. Pretende-se que essa sensibilização conte com a colaboração ativa dos nossos jovens, interagindo na comunidade escolar e local.
A biblioteca uniu-se a este projeto e colaborou com o grupo de estágio da professora Fátima Alpoim, constituído pelo Márcio Lopes, Soraia Oliveira e pela Helena Antunes, elaborando conjuntamente os “Maços Literários” que deram lugar a uma atividade de aula desenvolvido pelos professores estagiários. Estes focaram as suas questões na problemática do tabagismo, procurando, assim, sensibilizar os jovens para o cancro nos pulmões, bocal, do esófago; para os fumadores passivos, entre outros. A aula terminou com uma experiência que mostrava aos alunos a cor do alcatrão existente num cigarro.
A experiência teve lugar nas turmas 11ºCT2 e 11ºCT7.
Os objetivos desta primeira atividade foram plenamente conseguidos, servindo, agora, para que estes jovens possam dar continuidade ao projeto (enquanto voluntários do projeto ELP).


Deixo-vos as fotos das aulas e o testemunho de um aluno do 11ºCT7, Diogo Pollery.


Click to play this Smilebox slideshow


O TABACO NAS NOSSAS VIDAS

No dia 22 de novembro de 2013, o 11º CT7 assistiu a uma pequena sessão sobre o tabagismo, alertando, assim, para os seus riscos na vida dos nossos jovens.
O cigarro pode causar cerca de 50 doenças diferentes, especialmente problemas ligados ao coração e à circulação, cancros de vários tipos e problemas respiratórios. Ainda de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) nos países desenvolvidos 26% das mortes masculinas e 9% das mortes femininas podem ser atribuídas direta ou indiretamente ao tabagismo, destacando-se, por isso, como uma importante causa de morte prematura em todo o mundo.
Esta sessão de sensibilização alertou os fumadores quanto aos riscos que correm e procurou sensibilizá-los para as vantagens de não fumar, que incluem: bem-estar, respirar sem problemas e sem tosse, hálito agradável, dentes e dedos sem manchas amarelas, cheirar a limpo.
O ato de fumar é desnecessário na nossa vida e na daqueles que sofrem as consequências deste hábito, os fumadores passivos, que inalam o fumo podendo mesmo contrair algumas doenças.
Se você fuma por ter um problema, ao fumar terá dois, por isso diga NÃO ao cigarro.


Diogo Pollery, 11º CT7



terça-feira, 19 de novembro de 2013

domingo, 17 de novembro de 2013

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Chegada dos marcadores de livros às escolas básicas de Sta Luzia e Pegada

Quando a BE e os docentes trabalham em conjunto, um só resultado é esperado: a alegria dos nossos meninos e o enriquecimento cultural, através de uma atividade lúdica - a permuta de marcadores de livros entre estas escolas e o mundo...tão longe...tão perto. Boas leituras!

                         Click to play this Smilebox scrapbook


segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Guimarães

To our friends: Julie Sloup (North Carolina – USA); Sara Hayes (Virginia – USA); Kathy Gyori (Canada); Lala Gustini (Jakarta Indonesia); Michelle Carlos (Canada).


                     Click to play this Smilebox slideshow

           Thank you all!

sábado, 2 de novembro de 2013

Atividade na BE - Fanzine:faz a tua própria revista


    No dia 28 de outubro, o professor João Salgado de Almeida, em colaboração com a biblioteca, explicou, mostrou e motivou os alunos do 10º TDS a fazerem a sua própria revista.
    Esperamos, agora, pelos trabalhos dos nossos jovens... 

                           Click to play this Smilebox slideshow