quinta-feira, 21 de abril de 2016

Dia mundial do Livro e dos Direitos de Autor dedicado a William Shakespeare

   Este ano, a biblioteca escolar da escola sede do Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda dedicou a sua exposição do Dia mundial do Livro e dos Direitos de Autor a William Shakespeare.      A professora Cristina Tomé, elemento da equipa da BE, trouxe à biblioteca, no dia 21 de abril, a turma 10CT1, para uma aula sobre Shakespeare. Os alunos visitaram a exposição patente na BE, assistiram a alguns pequenos vídeos sobre a vida do escritor, ouviram declamações de excertos das suas obras mais célebres, fizeram palavras cruzadas e testaram os seus conhecimentos sobre esta figura imortal da literatura mundial (os exercícios foram retirados de www.shakespeareinamericancommunities.org)
    Esta fantástica aula terminou com a leitura, feita por um dos alunos do soneto Shall I compare thee to a summer’s day? (soneto 18) e a professora deliciou-nos com a leitura de um excerto da peça Richard III - act I, scene1, Now is the winter of our discontent.
   A atividade continuou na sala de aula. A leitura de Shakespeare merece-o!
  E, como diz, Irina Bokova: “Um livro é um elo entre o passado e o futuro. É uma ponte entre gerações e entre culturas. É uma força para a criação e para a partilha de sabedoria e conhecimento.”
  É, sem dúvida, um dos nossos grandes objetivos: criar elos geracionais, partilhar o saber e o conhecimento, contribuindo para uma formação plena dos nossos jovens. A literatura é “uma porta para o mundo” e nós procuramos, através destas atividades, que ela se abra em cada um dos nossos jovens!


         

Sem comentários:

Enviar um comentário