segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Projeto eTwinning: "This Christmas Together"

No dia 15 de novembro, a pedido da biblioteca escolar, e em colaboração com o Centro de Formação Francisco de Holanda, realizou-se uma ação de curta duração subordinada ao tema: "O eTwinning como plataforma promotora de trabalho colaborativo e de aprendizagens por projeto", dinamizado pela embaixadora Daniela Guimarães.
Dessa ação, as professoras Cristina Tomé (Inglês) e Manuela Paredes (Português) entraram de imediato num projeto de curta duração intitulado "This Christmas Together", com os seus alunos CEI (10º, 11º e 12º anos). No total o projeto incluía 10 alunos com Currículo Específico Individual, estando os alunos do 10ºano numa fase do integração. O projeto, proposto por Itália, integrou vários países, como a Espanha, a França, a Turquia, A Roménia, a Polónia, entre outros. Os nossos alunos pesquisaram as tradições de Natal em Portugal,fizeram postais (cerca de 60, já que eram dois para cada país/escola), apresentaram-se online, usando o padlet, cantaram uma música de natal, que foi gravada para partilhar com os amigos etwinners. As tarefas foram divididas de acordo com as competências de cada aluno: os que tinham maior destreza motora e maior sensibilidade ilustraram os postais, os que estavam mais à vontade na informática fizeram as pesquisas e formataram os textos, as apresentações pessoais, ainda que muito simples, foram traduzidas por eles, seguindo um modelo dado. As professoras de Inglês e Português passaram a lecionar as suas aulas em conjunto, o que permitiu o sucesso do projeto num mês. No final, as professoras organizaram um lanche que serviu para concluir o projeto e o período letivo. Um projeto que uniu estes jovens, que lhes exigiu diferentes competências e, sobretudo, que os obrigou a trabalhar em grupo, partilhando o que cada um fazia melhor.
Fica aqui o resultado final, que contou com o arranjo dos textos e a tradução final das professoras responsáveis pelo projeto.

                     Click to play this Smilebox slideshow



                    Click to play this Smilebox photo album

                     Click to play this Smilebox slideshow










Sem comentários:

Enviar um comentário