Biblioteca Escolar - Documentos Orientadores

RBE

História

A criação deste Programa remonta a dezembro de 1995, quando, por iniciativa conjunta dos Ministérios da Educação e da Cultura, foi criado, pelo Despacho Conjunto n.º 43/ME/MC/95, um grupo de trabalho, com o fim de analisar e propor medidas tendentes a incentivar a utilização do livro nas metodologias de ensino e na organização do tempo escolar e o desenvolvimento de bibliotecas nas escolas dos diferentes níveis de ensino.

Do trabalho deste grupo, definido através do Despacho Conjunto n.º 5/ME/MC/96, de 9 de janeiro, de que fizeram parte Isabel Veiga (coordenadora), Cristina Barroso, José António Calixto, Teresa Calçada e Teresa Gaspar, resultou o Relatório Lançar a Rede de Bibliotecas Escolares que contém os princípios, bases e linhas de orientação que estiveram na origem da criação do Programa Rede de Bibliotecas Escolares.

Foi com base neste documento de referência que, no ano seguinte, foi decidido, por ambos os ministérios, dar início ao lançamento faseado de um programa de instalação de uma Rede de Bibliotecas Escolares.

O Programa Rede de Bibliotecas Escolares foi lançado em 1996, pelos Ministérios da Educação e da Cultura (despacho conjunto n.º 184/ME/MC/96, de 27 de Agosto), com o objetivo de instalar e desenvolver bibliotecas em escolas públicas de todos os níveis de ensino, disponibilizando aos utilizadores os recursos necessários à leitura, ao acesso, uso e produção da informação em suporte analógico, eletrónico e digital.

Posteriormente, este documento foi revogado pelo Despacho conjunto n.º 872/2001, de 18 de setembro, que define as competências e a composição do Gabinete Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares, colocando o foco não só na instalação e desenvolvimento de bibliotecas, mas também no apoio ao seu funcionamento.

Em junho de 2009, o Gabinete da Rede de bibliotecas Escolares organizou o Fórum RBE – Encontro Nacional de Bibliotecas Escolares que reuniu cerca de 1400 pessoas (entre professores coordenadores e outros docentes das equipas das bibliotecas, bibliotecários municipais, diretores de escolas... ). Foi um momento de celebração pelo que o Programa RBE já tinha realizado até então e a oportunidade para apresentar o estudo Avaliação do Programa Rede de Bibliotecas Escolares pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

Também em 2009, a Portaria n.º 755/2009, de 14 de Julho (atualmente Portaria 192-A/2015, de 29 de junho) instituía a figura do professor bibliotecário como elemento fundamental para a gestão funcional e pedagógica das bibliotecas escolares. Tratava-se de garantir a institucionalização do trabalho realizado pelas escolas e pelos professores responsáveis pelas bibliotecas, em articulação com o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares. Pretendia-se que a biblioteca escolar se assumisse como uma estrutura inovadora, funcionando dentro e para fora da escola, capaz de acompanhar e impulsionar as mudanças nas práticas educativas, necessárias para proporcionar o acesso à informação e ao conhecimento e o seu uso, exigidos pelas sociedades atuais.

Considerando o aumento do número de bibliotecas que progressivamente vinham a integrar a Rede de Bibliotecas Escolares e a necessidade de investir num apoio de proximidade continuado, foi sendo criada informalmente a figura de andorinha, que veio a ser formalizada do ponto de vista legal na mesma portaria de 2009, com a designação de Coordenador Interconcelhio para as Bibliotecas Escolares. Este coordenador trabalha de forma muito próxima com as bibliotecas escolares, para que as orientações definidas pela RBE sejam incorporadas na ação das bibliotecas.

Em 2016, a Rede de Bibliotecas Escolares comemorou vinte anos de existência. Vinte anos que permitiram atingir 2426 bibliotecas escolares e 1301 professores bibliotecários e ainda lançar um sem número de iniciativas em prol da leitura, da inclusão e das literacias exigidas por uma sociedade onde a informação e a tecnologia imperam e a incerteza se tornou uma constante. Para assinalar a data e ajudar a manter viva a história, a RBE disponibilizou o sítio 20 anos RBE.

Em 2021, Assinalaram-se os 25 anos de Rede de Bibliotecas Escolares, tendo sido publicado um novo quadro estratégico: Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro.

 


                        https://www.rbe.mec.pt/np4/file/890/qe__21.27.pdf






Orientações para a Recuperação e Consolidação das Aprendizagens ao Longo do Ano Letivo de 2020/2021

Este roteiro constitui-se como um apoio às escolas na planificação do ano letivo 2020/2021. O contexto de pandemia que atravessamos obriga-nos a planear um ano letivo marcado pela incerteza, mas informado pela experiência do terceiro período do ano letivo anterior.









Prioridades da Rede de Bibliotecas Escolares para o ano letivo 2020/2021 -  Nota à Comunicação Social



PRIORIDADES 2020.21 PARA AS BIBLIOTECAS ESCOLARES

 No ano letivo 2020.21, a Rede de Bibliotecas Escolares continua a desenvolver a sua atividade orientada pelo Quadro Estratégico em vigor e pelos documentos estruturantes por si publicados.

  Descarregar



ORIENTAÇÕES 2020.21 PARA A ORGANIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS

No contexto atual, o Ministério da Educação emitiu um conjunto de orientações e medidas excecionais para apoiar a retoma das atividades letivas e não letivas em condições de segurança, salvaguardando o direito de todos à educação, no ano letivo de 2020.21.

Descarregar                                                                                                  






ESBATER DIFERENÇAS/ CONSOLIDAR APRENDIZAGENS... CONTAR COM A BIBLIOTECA ESCOLAR

Considerando o ano atípico e difícil que se viveu em 2019.20, é necessária uma ação muito sistemática e estruturada para esbater diferenças entre os alunos que participaram regularmente nas atividades promovidas pela escola e os que tiveram maiores dificuldades de contacto e acompanhamento. Urge amparar as crianças e jovens mais frágeis, aqueles que são mais negligenciados ou que pelas suas características específicas têm habitualmente maior dificuldade em responder às solicitações da escola.   












Presença em linha das bibliotecas escolares: roteiro para a definição de uma política

 Este documento apresenta um conjunto de ações a desenvolver pela biblioteca para garantir uma presença em linha estruturada, coerente e eficaz, tendo como ponto de partida canais existentes ou a criar. A política a definir deverá ser enquadrada num plano de marketing e comunicação da biblioteca que engloba toda a sua estratégia de comunicação e não apenas o que respeita à sua presença digital.











Serviço de referência nas bibliotecas escolares: orientações

Com este documento, a Rede de Bibliotecas Escolares apresenta linhas de ação a considerar na implementação e manutenção de um serviço de referência, presencial e a distância.










Programa Rede de Bibliotecas Escolares Quadro estratégico 2014-2020

A Estratégia Europa 20201 estabelece os grandes objetivos da União Europeia a atingir no período 2014-2020. O plano, cujas metas apontam para a melhoria dos níveis de educação em cada estado membro, suscitou a necessidade de definição, por parte do Programa Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), de um conjunto de áreas e linhas prioritárias de intervenção, que lhe permitam orientar a sua ação e contribuir para a concretização dos objetivos estabelecidos para Portugal neste domínio.













Diretrizes da IFLA para a biblioteca escolar

O objetivo das bibliotecas escolares. O objetivo de todas as bibliotecas escolares é desenvolver alunos letrados em informação que participem responsável e eticamente na sociedade (Cap. 6: Avaliação da biblioteca escolar e relações públicas - pág. 54).




Descarregar



Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória

O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória afirma-se (…) como documento de referência para a organização de todo o sistema educativo, contribuindo para a convergência e a articulação das decisões inerentes às várias dimensões do desenvolvimento curricular. (…) A finalidade é a de contribuir para a organização e gestão curriculares e, ainda, para a definição de estratégias, metodologias e procedimentos pedagógico-didáticos a utilizar na prática letiva.













Modelo de avaliação da biblioteca escolar

A avaliação das bibliotecas é hoje uma prática consolidada nas escolas, resultado da aplicação generalizada do Modelo de avaliação da biblioteca escolar, que se tem vindo a afirmar, nos últimos anos, como um instrumento orientador de boas práticas e, simultaneamente, indutor de uma cultura de avaliação.














APRENDER COM A BIBLIOTECA ESCOLAR

Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário. Para que o ensino das literacias possa ser concretizado de modo eficaz, bibliotecas de diferentes países têm investido na utilização deste tipo de referenciais, tendo por base a necessidade real de integrar no currículo, de uma forma clara e sistemática, o trabalho sobre estas novas competências, alinhando-as com os conteúdos programáticos, as metas curriculares e as atividades inerentes a cada disciplina/. área ou projeto escolar.






Descarregar















REGIMENTO INTERNO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES