Videoteca

«A Educação Proibida» [vídeo]

O documentário «A Educação Proibida» é um exemplo de sucesso de um projeto no qual se acredita.
O princípio desta história está na cabeça do argentino German Doin. Há três anos, decidiu criar um marco de reflexão sobre o papel da escola nos nossos dias e as experiências que poderiam ajudar a transformar o modelo educativo tradicional. A melhor maneira de fazê-lo foi, tendo em conta a sua formação, através de um formato audiovisual.
German compôs o conteúdo do documentário a partir de 90 entrevistas entre os diferentes intervenientes da comunidade educativa, desde professores a pais, e pôs-se em contacto com 45 experiências educativas que utilizam métodos pedagógicos distintos dos métodos convencionais.
(…)
O melhor desta experiência é que não tem fim, o debate sobre a educação continua e continuará em aberto enquanto houver vontade de refletir e dialogar. Até à data de hoje, conta já com cerca de 600 000 downloads e mais de 5 milhões de reproduções online.
(…)
Gerar diálogo, opiniões ou debates em torno da educação é sempre enriquecedor. Com «A Educação Proibida», concretizou-se uma ideia. É um exemplo de como acreditar e ter confiança no futuro de um projeto são o impulso principal necessário para que uma ideia se materialize.

Mais informações em:






Grandes Livros é um documentário exibido pela RTP2 que visa contribuir para a promoção da leitura das grandes obras da literatura portuguesa junto de todas as faixas etárias de falantes de português. Cada episódio conta com a participação dos principais especialistas na obra e/ou no autor em análise, recriações do autor e da sua obra.

O conceito Grandes Livros assenta na análise da obra mais emblemática de um escritor português: a estória, o contexto histórico, a importância que teve/tem, a história do autor. A selecção obedece ao seguinte critério: um livro por autor; autores portugueses falecidos, obras passíveis de serem abordadas em tv e apelarem a uma grande faixa da população.

Neste Canal poderá encontrar os seguintes episódios:

Os Maias (Eça de Queirós)
Os Lusíadas (Luís Vaz de Camões)
O Livro do Desassossego (Fernando Pessoa)
Sermão de S. Ant. aos Peixes (P. António Vieira)
Amor de Perdição (Camilo Castelo Branco)
Navegações (Sofia de Mello Breyner Andresen)
Sinais de Fogo (Jorge de Sena)
Aparição (Vergílio Ferreira)
Viagens na Minha Terra (Almeida Garrett)
Peregrinação (Fernão Mendes Pinto)
O Delfim (José Cardoso Pires)
Mau Tempo no Canal (Vitorino Nemésio)



Em Vimeo


Poemas ditos por Mário Viegas


Dimensions
Vale a pena ver estes filmes!
Vídeos encontrados em http://www.dimensions-math.org/Dim_PT.htm
Em http://www.dimensions-math.org/Dim_CH1_PT.htm, encontram uma descrição detalhada (em Português) de cada um dos capítulos do filme.


Filme produzido por:
Jos Leys (Graphics and animations)
Étienne Ghys (Gráficos e animações)
Aurélien Alvarez (Realização e edição)


A sinfonia inacabada de Albert Einstein


Nature by Numbers

Critóbal Vila

A secção a teoria por detrás do filme explica e complementa o que aparece na animação, a matemática que está por detrás deste filme.


Sens Critique
http://www.senscritique.com/top/resultats/Les_meilleures_adaptations_de_livres_au_cinema/192785